top of page

OS NOVOS CLÁSSICOS DO SÉCULO XXI

  • Kimberllin Amorim
  • 7 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

A 7ª arte têm nos apresentado ao longo do tempo inúmeros clássicos, obras que se destacam pela sua autenticidade, excentricidade, inovação e principalmente pela sua capacidade de criar e transmitir a mensagem da obra de forma a que esta se adapte constantemente à realidade mesmo que se vá alterando tornando assim estes filmes intemporais.

O século XXI, apesar de ainda estar nas suas primeiras décadas já conseguiu produzir obras cinematográficas que podem ser consideradas autênticos clássicos.


1. O Cisne Negro - 2010, Darren Aronofsky

O filme conta a história de Nina (Natalie Portman) uma bailarina que enfrenta um dos seus maiores desafios artísticos: alcançar a perfeição para interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”.Além de ter que lidar com essa pressão, Nina enfrenta problemas pessoais. Este é um thriller psicológico que pode ser também interpretado como uma metáfora para criação artística perfeita.

2. Cidade de Deus - 2002, Fernando Meirelles, Kátia Lund

Buscapé, um rapaz jovem e muito sensível, é uma das personagens principais do filme que retrata o crescimento do crime na Cidade de Deus, uma favela que ao longo dos anos se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro. O jovem é quem narra a história e que apesar de viver em um ambiente tão hostil encontra uma saída para não participar da vida do crime.

3. Quem Quer Ser um Milionário? - 2008, Danny Boyle, Loveleen Tandan

Jamal Malik é apanhado por suspeita de fraude na versão indiana do concurso “Quem quer ser Milionário”. O rapaz órfão de apenas 18 anos acaba por contar à polícia a sua incrível história de vida onde relembra do seu grande amor Latika e o seu irmão, isto para, justificar o facto do mesmo saber todas as respostas corretas, mesmo sem meios educativos durante a infância.

4. Meia-Noite em Paris - 2011, Woody Allen

Com o casamento marcado Gil e Inez têm ainda algumas dificuldades nos que diz respeito a vida a dois. Gil é um argumentista de Hollywood que sonha em viver em Paris e escrever um grande romance, já Inez é uma mulher que tem uma vida estável e confortável em Malibu nos EUA. Em uma noite Gil, embriagado, perde-se na cidade e vive uma das maiores experiências da sua vida.

5. A.I.: Inteligência Artificial - 2001, Steven Spielberg

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotes polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I.

Comentários


SOMOS CULTURA+:

Ser estudante de comunicação hoje em dia é de uma responsabilidade avassaladora.

É ganhar a consciência de que com as ferramentas que nos são dadas e se formos inteligentes o suficiente para saber utiliza-las somos os futuros instigadores de opinião. 

O mundo está a atravessar um dos momentos mais difíceis do ultimo século está na hora de agir. Como? Bem, talvez uma das várias formas que temos seja educar a sociedade culturalmente. 

É com esta premissa que nasceu o blog Cultura+ que visa despertar o interesse, principalmente da população mais jovem, para os diferentes aspectos culturais da nossa sociedade. 

Cultura é muito mais do que as clássicas belas artes a que estamos habituados.

Fomentar cultura passa por mudar mentalidades, desconstruir preconceitos, crescer enquanto Humanidade.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page